TREINAMENTOS
CIPA
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo
a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.
Carga horária: 20 horas
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
-
Estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
-
Metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
-
Noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição
aos riscos existentes na empresa; -
Noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas
de prevenção; -
Noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança
e saúde no trabalho; -
Princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
-
Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.